sexta-feira, 13 de novembro de 2015

A evolução da vida depende da cooperação entre as diferentes espécies

Se não aprendermos as lições da natureza, que nos ensinam a importância da cooperação entre as diferentes espécies, podemos por em risco o destino da raça humana. Precisamos avançar além das teorias de Darwin, que enfatizam apenas a importância dos indivíduos e entender a importância da comunidade.
O cientista inglês Timothy Lenton apresentou evidências de que a evolução depende mais da interação entre as diversas espécies do que a interação do indivíduo somente com a sua própria espécie. Sobrevivem os grupos que melhor se adaptam ao ambiente, não apenas seus indivíduos.
A Terra e todas as suas espécies constituem um único organismo vivo e interativo. Todos os que defendem essa idéia, concordam que,  sendo afetado o equilíbrio desse super-organismo, a que Lovelock chama de Gaia, seja pela destruição das florestas,  da camada de ozônio ou pela alteração genética dos organismos vivos, podemos ameaçar sua sobrevivência e, consequentemente, a nossa (Lipton, B., 2007).
Estudos divulgados pelo Conselho Britânico de Pesquisas do meio Ambiente de 2004, confirmam esta possibilidade. Embora já tenha havido cinco extinções em massa na história do planeta Terra, todas parecem terem sido causadas por eventos externos, como um choque de um cometa contra nossa planeta. Um dos estudos conclui que estamos rumando à sexta extinção, mas desta vez o motivo vem de dentro. Segundo Thomas (2004) apud Lipton (2007) esta extinção esta sendo causada por um organismo animal: o homem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário